Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
A oficina palavras dançadas em sua segunda edição, está inserida no campo dos estudos culturais em educação, na compreensão de que educação possui sentido amplo e transita por texto e práticas diversas. Também se insere no âmbito da Arte-Educação na medida em que o contato com as artes, as experimentações e as reflexões que são geradas propiciam aprendizagens que acionam cultura, memória e criatividade. As artes oferecem caminhos para a expressão das subjetividades e isso mobiliza sentimentos e emoções, abre portas para trabalhar temas que apenas pelo universalismo e racionalismo da educação tradicional não são bem recepcionados ou não criam vínculos e comprometimentos. Lidar com diferentes tipos de materiais, com diversos tipos de textos e contextos e com a expressão corporal, aciona sentidos e sensibilidades.
O corpo consciente, provocado por Paulo Freire, o corpo como expressão e linguagem, em Merleau Ponty, o corpo como o lugar da experiência, Jorge Larossa, animam e embasam a proposta da oficina. Mas é preciso usar o plural para dar a dimensão da diversidade dos corpos e suas trajetórias, e nisso também inserir os silenciamentos e apagamentos que permeiam nossos processos educativos, que restringem e encurtam nossas percepções quanto ao pluralismo cultural e suas relações com processos históricos e também de inúmeras formas de preconceitos.
Novas aprendizagens são necessárias, assim como outras linguagens e conexões que envolvam corpo e mente, razão e emoção, e nos auxiliem na presença e inteireza e na construção de resiliências. A experiência estética através da dança produz o refinamento emoções e demanda por nova ética, que também passa a ser desafiada alargar os seus pressupostos pelo própria dinâmica tipo experiência, que desestabiliza a tendência de reconhecer apenas o idêntico, força a aproximação, se dirige a multiplicidade e possibilita o desbloqueio das percepções rígidas.
Oficina Gratuita!
Mais informações
- Público alvo
Comunidade acadêmica, professoras e professores de escolas públicas e privadas, Artes-Educadores, pesquisadoras e pesquisadores do campo da educação, arte-educação, estudos culturais e arte; estudantes e profissionais da Arteterapia.
- Pré-requisitos
Interessados na temática.