Projeto Dramaturgias - Teatro com Crianças e Adolescentes a partir de Brecht

Turmas Manhã e Tarde - 8 a 14 anos

Carga Horária12h
CategoriaCurso Livre
ModalidadeOnline
ÁreaCultura

Sobre

As peças didáticas de Brecht são pequenos textos, ou “peças de aprendizagem”, que na verdade podem conter grandes ensinamentos. O objetivo desse experimento cênico-virtual é descobrir esses ensinamentos escondidos no texto e explorá-los no corpo, na voz e no jogo com a tela, nesse momento em que todos estamos diante delas, porém não limitados por elas!
Com a exploração textual, vamos chegar à criação do corpo e da voz para os personagens do texto “Aquele que diz sim/Aquele que diz não” (1929), no qual um jovem busca soluções para uma pandemia, e com isso vamos construir, um ato artístico pedagógico no ambiente virtual, em um processo que será um desafio a todos e todas envolvidas.

Disponíveis Turma 1 Manhã ou Turma 2 Tarde. 

Aulas transmitidas pela Plataforma Zoom.


Conteúdo Programático por aula:
Dia 01: conhecendo o grupo e a rotina de trabalho online; breve exposição do panorama no qual Brecht desenvolveu sua obra; compreensão das principais noções do teatro épico-dialético;
Dia 02:experiência de chegada no texto “Aquele que diz sim/Aquele que diz não”;
Dia 03: brincar com o texto como modelo e o fragmento como modelo; ler e dizer em voz alta;
Dia 04: definir personagens; experimentação com o espaço e o vídeo;
Dia 05: experimento cênico virtual.
 A partir desses 5 encontros e do contato com os princípios que norteiam a proposta do teatro épico brechtiano (e, dentro dele, as especificidades das peças didáticas), espera-se que o grupo desenvolva um pequeno registro audiovisual da experiência.


Mais informações

Público alvo

Crianças e Adolescentes

Pré-requisitos

Ter alguma experiência prévia com teatro. (cursos de iniciação, cursos livres de teatro, prática artística, etc). 

Ter entre 8 e 14 anos

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.