Tecendo Ideias: Modos de (r) Existir: Negritude

Festival Aldeia do Velho Chico - Conversa

Carga Horária1h
CategoriaBate Papo
ModalidadeOnline
ÁreaCultura

Sobre

Com o tema "Modos de (r) Existir: Negritude" o mote é discutir de que maneira podemos construir outros modos de existir e de entender o mundo a partir do pensamento negro, afro centrado, periférico e, sobretudo, afro indígena. Participarão desta conversa Cláudia Truká (Professora e mobilizadora social), Maércio José (Músico e produtor cultural) e o Leonardo Moraes (Analista de Cultura o Departamento Nacional do Sesc) como mediador.

· Cláudia Truká (Cabrobó-PE)

Pertence ao Povo Indígena Truká, da Ilha de Assunção, embora tenha passado parte da sua infância e juventude na cidade de Juazeiro/BA, por questões de conflitos territoriais. Retornou em 2003, já formada, em 2004 assumiu como professora de Educação Infantil e, neste mesmo ano, se engajou no movimento de juventude indígena Truká atuando como parte da coordenação. Posteriormente, passou a atuar no Grupo de Teatro do Povo e em 2013 assumiu, junto com outra professora do povo, a Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco, a coordenação geral de seis escolas indígenas e o Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena.

· Maércio José (Petrolina-PE)

Pernambucano nascido em Petrolina, o músico e produtor musical iniciou a carreira em 1994 e três anos depois deu início à sua primeira banda, Apocalypse Reggae (1997 - 2007), junto a outros artistas da região. Atualmente o músico faz parte da banda de Reggae Tio Zé Bá. Morador do bairro José e Maria, atua como militante de alguns movimentos antirracistas e Movimentos Negros da região.

· Leonardo Moraes (Rio de Janeiro-RJ)

É performer, educador, curador e pesquisador. Doutorando em Etnomusicologia e Mestre em Educação pela UFRJ. Licenciado e Especialista em Educação Musical pelo CBM-CeU. É docente na Especialização em Educação Musical do CBM-CeU e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical GEPEM/FLADEM/CBM-CeU, com ênfase em pesquisas que tratam de abordagens relacionadas à formação docente, aos estudos decoloniais e interculturais, com projeto de pesquisa intitulado - Música, Cultura, Educação: pensando a Educação Musical nos/dos/com os múltiplos espaços de ensinoaprendizagem. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). 

Transmissão via plataforma Zoom.

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